(Por:Laísa Duarte)
Só por hoje eu acordei triste.Sem ânimo algum para pular da cama e aproveitar mais um dia qualquer.
Apesar da manhã ensolarada,apesar do cantar dos pássaros me convidando pra curtir o dia lindo lá fora,apesar de mais um mês vencido de trabalho(e money no bolso!)e mesmo sabendo que há muitas providências a tomar,acordei triste e sem ânimo algum pra cumprir os meus rituais repetitivos,que já faço sem nem prestar atenção,como tomar banho,me vestir,comer,ir pro computador,cumprir tarefas e obrigações,ouvir sermões e engolir alguns bons sapos(é,a vida nos exige...).
Apesar desse dia qualquer,como qualquer outro,eu "ando tão down"já diria o bravo Cazuza,em um dia provavelmente como o meu.
Mas,não me arrisco sequer compartilhar minha dor por ai.Já que se eu o fizesse provavelmente ouviria como conselho "te anima"como se não fosse isso mesmo o que eu estou tentando fazer,desde cedo.Ou ainda"existem pessoas com problemas maiores que os seus"sem sequer saber dos meus problemas,nem tampouco de suas medidas.
O fato é que,como diria novamente o Cazuza,"pega mal sofrer".E pega mesmo.
Melhor mesmo é distribuir um sorriso forçado.Sair pra balada,fazer uma piada.Melhor mesmo é desamarrar a cara,fingir que tudo está bem.Ninguém gosta de se contagiar com as energias negativas que a tristeza erradia.A tristeza afasta as pessoas,fato.
"Bye bye tristeza,não precisa voltar",sussurava Sandra de Sá(Sandra de Sá?)em meio á outra música.
Muitas pessoas cantam a tristeza,mas pouquissimas têm coragem de enfrentá-la de fato.
Claro que ninguém quer ser triste.Ninguém pede pra ser triste nem viver em função dessa tristeza.Mas o melhor mesmo é não se privar de sentir seja o que for,"respeito é bom",e os sentimentos gostam.
Deixe a tristeza ser feliz e usufruir do seu direito de existir.
É respeitosamente normal existir dias em que não estamos para a poesia do samba,nem para a libertação do rock.Nem para o break dançante do hip hop,nem para o batidão do funk.Existem sim,esses dias em que não estamos para o velho e bom amor,nem para o bom e velho sexo.E nem por isso devemos tentar camuflar nossos dias de introspecção nem dessamarrar nossa cara e aceitar convites para festas em que não temos nada para brindar.
Respeite a tristeza.Dê um certo espaço á ela.Deixe a vida caminhar normalmente e aceite esse momento de solidão...
E que nos deixem quietos,pois a quietude é armazenamento de força e sabedoria.
E que nos deixem sós,que"nestante" a gente volta,daqui a pouquinho a gente volta ás boas,anunciando o fim de mais uma dor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário